O Oceano no Fim do Caminho - Um mergulho na infância.

Comentarios

FICHA TÉCNICA:

- Título Original: The Ocean At The End Of The Lane
- ISBN: 9788580573688
- Autor: Neil Gaiman.
- Tradução: Renata Pettengill.
- Número de Páginas: 208.
- Publicação: Editora Intrínseca.
Ano: 2013.

Lançado pela Editora Intrínseca “O oceano no fim do caminho” é o mais novo romance escrito pelo britânico Neil Gaiman. O autor é conhecido pelo sucesso dos quadrinhos Sandman, lançado em 1988 pelo selo da Vertigo, e por obras fantásticas como: Deuses Americanos (2001), Filhos de Anansi (2005) e Stardust (1999). Uma singularidade que o novo livro trouxe foi a parceria entre a Intrínseca e outras editoras internacionais para que o lançamento mundial ocorresse de forma simultânea.

Sandman - Vol I
O romance, categorizado como "adulto" pelo próprio Gaiman, conta a história de um homem de meia-idade que retorna à sua cidade natal em virtude de um funeral e, ao passar pela casa em que morava na infância, uma série de memórias vêm à tona, levando a seguir em direção ao lago da velha Fazenda Hempstock, onde costumava brincar quando criança. A partir de então lembranças há muito tempo esquecidas tomam forma e é assim que as misteriosas mulheres Hempstock são introduzidas à história.

A partir da perspectiva do protagonista, o leitor é apresentado a uma série de acontecimentos estranhos da infância do personagem principal, que em momento algum é nomeado, assim como nenhum dos outros personagens, com exceção das três mulheres Hempstock. O fato dos personagens não serem identificados por nomes só torna a trama mais interessante, de forma que o leitor experimenta uma poderosa imersão na narrativa.

Neil Gaiman
Assim como em Coraline (2002), Neil Gaiman traz, em O oceano no fim do caminho, uma série de novas significações para as aventuras e também para os medos mais comuns na infância. O livro trata das experiências nessa fase da vida e aborda, principalmente, as consequências, boas ou ruins, dessas experiências na fase adulta. Como já é de praxe, o autor britânico narra a história com sensibilidade estética impecável. Os traços de fantasia dão um toque especial à narrativa, além de deixar o enredo mais atrativo para os mais jovens.

Embora o ponto forte de Neil Gaiman seja a fantasia, a forma como o autor lida com os personagens no mundo real é notável pela forma simples, mas ao mesmo tempo profunda como eles são retratados. A sutileza dos diálogos e as complexas relações familiares construídas ao longo da trama integram história. O livro peca por não se estender para além das 208 páginas. Deixa a sensação de que a história ainda renderia alguns capítulos, mas ao mesmo tempo satisfaz aqueles leitores mais despretensiosos.

Capa
Apesar de não ser a obra prima do autor, “O oceano no fim do caminho” faz jus a reputação de Gaiman como um dos melhores escritores de fantasia da atualidade. É um livro que conduz o leitor por uma leitura leve e descontraída. Para quem nunca algum livro do autor, a obra é uma boa pedida para conhecê-lo; para aqueles que já conhecem e desejam um livro sobre confiança, mudanças e crescimento, a obra não decepcionará os fãs.

Extras:

Quem se interessar por mais obras do autor acesse sua página oficial. Lá você encontrara novidades como lançamentos literários e palestras, além de ter acesso gratuito a alguns contos e romances. 


Por Drielle Furtado

#Compartilhar: Facebook Twitter Google+ Linkedin Technorati Digg

0 comentários:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial