FICHA TÉCNICA:
- Título Original: 聖闘士星矢 Legend of Sanctuary.
- Roteiro: Tomohiro Suzuki.
- Direção: Keiichi Sato.
- Estúdio: Toei Animation.
- Distribuição no Brasil: Diamond Films.
- Duração: 93 minutos.
- Ano: 2014.Atenção:
1. A resenha a seguir contém informações sobre o roteiro do filme "Cavaleiros do Zodíaco: A Lenda do Santuário", tais como: descrição de trechos do filme, dos personagens e das mudanças em relação a série animada e do mangá.
2. Alguns nomes de
personagens e golpes podem confundir o leitor, por isso colocarei links de
informação para cada um.
Poster Nacional |
Produzida em homenagem aos
quarenta anos de carreira de Masami Kurumada, criador e roteirista da franquia
Cavaleiros do Zodíaco, já e considerada uma das produções mais caras da Toei Animation, com o custo
estimado em cem milhões de dólares. No Brasil, o filme é distribuído pela Diamond Films e conta com participação da
maioria dos dubladores da série original. O roteiro não foi escrito por
Kurumada, mas por Tomohiro Suzuki e a direção ficou por conta de Keiichi Sato (Karas).
O objetivo do novo
roteirista é recontar, a sua maneira, a história dos cavaleiros de Atena. Por
isso os fãs da série original devem chegar às salas de cinema com a mente
aberta e preparada para mudanças drásticas no enredo e no formato da série.
A aparência dos personagens é um desses casos. Com os traços originais
modificados, alguns cavaleiros podem se tornar irreconhecíveis, no entanto, a
personalidade de cada um foi preservada, o que pode tornar o público mais tolerante
as alterações que se seguem.
Como a história é recontada, partindo da estaca zero, muitos
acontecimentos ocorrem de forma diferente aos da série animada e em um ritmo muito
acelerado. Este é, inclusive, o maior defeito da animação. A velocidade com que os
cavaleiros surgem e as batalhas se desenvolvem torna a história superficial e
cheia de "furos", que só serão preenchidos com uma eventual continuação.
Aiolos de Sagitário |
O excêntrico milionário
cumpre com a sua promessa. Além de tomar a deusa como sua neta, envia jovens a
diversas partes do mundo com a missão de se tornarem cavaleiros e voltarem para proteger Atena, agora Saori. Contudo, Mitsumasa
morre antes de revelar à neta quem ela verdadeiramente é. Tatsumi, o mordomo
histérico, fica encarregado dessa missão. Quando está para contar o segredo
para a garota, eles são atacados por um guerreiro de prata.
Neste momento surgem os
protagonistas, os guerreiros de bronze: Seiya de Pégaso, Shiryu de Dragão, Shun de
Andrômeda e Hyoga de Cisne. Eles derrotam facilmente os cavaleiros de prata e
levam Saori em segurança para a mansão Kido. Lá, após um curto período de
descanso, são atacados por Aiolia, o leão dourado. O cavaleiro de ouro, após sentir o poderoso cosmo de Atena, percebe que ela é a verdadeira deusa e resolve
retornar ao santuário, convocando-a a fazer o mesmo.
Hyoga, Seiya, Shun e Shiryu (da esquerda para a direita) |
Cavaleiros de Ouro |
Somente a partir da terceira casa que as coisas começam a mudar. Esta é a Casa de Câncer, onde a maior decepção de toda o filme aguarda os fãs. Máscara da Morte, o guardião do local, recebe os cavaleiros de bronze com um número musical, com direito a sapateado e um ambiente carnavalesco. Tudo isso antes de tentar transportá-los para a entrada do mundo dos mortos com sua técnica, Ondas do Inferno (Sekishiki Meikai Ha). A personalidade do personagem foi completamente alterada de uma forma grosseira e sem cuidado. O guerreiro deixa de ser um sujeito altivo, orgulhoso e arrogante, para se tornar um artista frustrado, covarde e patético. Mesmo sua derrota, para um Shiryu despido de armadura, não consegue compensar a desconstrução de um excelente personagem.
Avançando mais um pouco percebemos mais mudanças no enredo. Como é o caso da batalha
contra Aiolia, sem dúvida uma das mais emocionantes. Sem a presença de Cássios para impedir a loucura do leão, cabe a
Shaka de Virgem interromper a luta e eliminar o efeito do Satã Imperial. Essa é a única interferência do Homem Mais Próximo de Deus, que tem a sua batalha com Ikki de Fênix (que só se junta aos companheiros no meio da Batalha das Doze Casas) suprimida na produção.
Outra
alteração que, com certeza, chocou os espectadores ocorre com relação ao
cavaleiro, ou melhor, amazona de Escorpião. Como previamente divulgado pela
equipe da Toei, Milo (ou Mila?) será uma mulher, uma guerreira dourada. Ela e
Shura de Capricórnio lutam contra Seiya, Shun e Ikki na casa de Sagitário, testando-lhes a coragem e
determinação. A "mudança de sexo' de Milo pegou (e pegará) muitos fãs de surpresa, apesar da divulgação prévia da informação.
Milo(a) |
Liberto do controle do
Grande Mestre, Aiolia, Shaka, Mu e Aldebaran, impedem que Pégaso e Andrômeda
sejam mortos, revelando a verdade sobre o senhor do santuário. Ele é, na
verdade, Saga de Gêmeos, que deseja roubar os poderes de Atena para moldar o
mundo a sua imagem.
Grande Mestre |
A batalha final ocorre
entre Seiya e Saga, como na série animada, contudo com um toque de ação que só
pode ser proporcionado pela computação gráfica. O monstro que o cavaleiro de
gêmeos se transforma lembra muito Jenova, a mãe do vilão Sephiroth, de Final
Fantasy Adventure Children. Abençoado com a força da armadura de sagitário, Seiya
e Atena desferem o golpe final contra o adversário, derrotando-o e restaurando
a ordem do santuário.
Saga de Gêmeos |
Pesando os prós e os
contras o filme acaba por ser uma produção aceitável, satisfazendo aqueles fãs
que desejavam ver mais uma aventura de seus personagens favoritos.
Extras:
Se você acabou de ler esta
resenha e não conhecia nada de cavaleiros, cliquem aqui e visitem a Saint Seiya Wiki, a
enciclopédia virtual dos Cavaleiros de Atena.
Visitem também o www.cavzodiaco.com.br , um dos
maiores depósitos de conteúdo sobre CDZ do Brasil.
Eleve Seu Cosmo |
Por Lucas Emanuel
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