Koko Be Good - Não é fácil ser boazinha!

Comentarios

FICHA TÉCNICA:

- Título Original: Koko Be Good
- ISBN: 978-85-8044-093-5
- Autor: Jen Wang.
- Tradução: Cassius Medauar
- Número de Páginas: 304 páginas.
- Publicação: Editora Barba Negra.
- Ano: 2011.

A Resenha

Koko Be Good, graphic novel escrita e ilustrada por Jen Wang, trás as histórias e conflitos de Jon e Koko, dois jovens que se conheceram em uma situação inusitada e cuja amizade transformou profundamente a vida dos dois.

O livro é dividido em capítulos, cada um focando apenas em um personagem e em seu drama pessoal. As ações ocorrem de forma simultânea e individual, por isso nem sempre o leitor está a par do que acontece com personagens. Cada parte mostra um novo conflito e uma nova barreira a ser superada.

Capa Americana
As ilustrações da graphic novel são em tons de sépia, o que produz uma sensação de calor e melancolia condizentes com a ambientação e o humor dos personagens.

A obra aborda um tema que pode parecer um pouco “batido”, mas que se mantém como um dos favoritos dos jovens leitores. O roteiro fala sobre a insegurança que todos possuem com relação ao futuro, planos frustrados, desencontros e recomeços. Esse é um dos elementos que seduz o leitor, faz com que ele se identifique com a história e a absorva com tanta facilidade, saboreando cada quadro.

Outro aspecto bastante atrativo do livro são as tiradas de humor misturadas com críticas às diversas mazelas sociais. A sociedade em questão é a da Califórnia, nos Estados Unidos. Contudo, vemos que os problemas e situações são análogos aos ocorridos em diversas partes do globo, como a violência contra a mulher e o abandono infantil. Isso ajuda a estreitar a relação do leitor com os personagens.

Jonathon Wilgur
É nesse contexto que conhecemos Jonathon Wilgur. Jon, como é chamado por todos, deseja ser músico e tocar o seu teclado pelo mundo, contudo se vê empacado em um trabalho maçante e sem expectativa alguma de realizar o sonho. Seus conflitos aumentam ainda mais quando se envolve com Emily, uma mulher mais velha e independente. Ela, ao contrário do rapaz, possui planos para o seu futuro, os quais envolvem conhecer mais sobre a herança cultural de sua mãe, que era peruana.

Para alcançar tal objetivo, Emilly arruma um emprego em Ayacúcho, no Peru. Ela será professora no mesmo orfanato em que sua mãe trabalhou. Jon, atormentado com a ideia de ficar longe da namorada, decide que irá com ela e começa com todos os preparativos para a viagem. Emilly teme que a decisão de Wilgur seja precipitada, pois o jovem não nunca esteve fora de seu país e nem fala espanhol. Ela, então, viaja para Boston e pede que ele pense no assunto, para que depois não se arrependa.

Koko e Faron
Tentando colocar a cabeça no lugar, Jonathon vai a uma festa e é aí que ele conhece Koko. Ela é, sem dúvida, a personagem mais cativante da grapich novel. É uma ex-garota-de-rua que sobrevive de pequenos truques e espertices. Junto com seu amigo Faron, invade festas, vende produtos roubados e até “passa a mão” em algumas carteiras. Contudo, é por acidente que ela acaba ficando com o gravador de Jon. É esse objeto que leva aos dois se encontrarem novamente e mudar a vida um do outro.

Ouvindo a história de Jon e Emilly, Koko é tomada por um sentimento de angústia. Sua vida se descortina diante de seus olhos e ela nota que falta alguma coisa: uma meta, um objetivo. Agora ela deseja ser alguém importante, fazer a diferença. Quer que os outros se lembrem dela como uma heroína.

O impacto causado pela garota em Jon também é transformador. Percebendo que tinha se tornado prisioneiro de suas dúvidas e de seus medos, Jonathon se livra de todos os planos e aprende que, para viver plenamente, você também tem que se permitir errar.

Essa é a grande mensagem de Koko Be Good: a vida é imperfeita, mas bela. É necessário que haja metas e objetivos, mas não se deixe sufocar diante da pressão que o excesso deles pode exercer sobre você.

Koko no protesto dos Latino-Americanos

A Autora:


Jen Wang
Jen Wang nasceu em 1984. Cresceu em São Francisco e é graduada em Sociologia pela Universidade Estadual de São Francisco. Trabalhou como assistente em um laboratório de fotografias, fazendo sanduíches, como assistente de animação e recepcionista de um hostel. Atualmente mora em Los Angeles. (Fonte: website da autora)

Extras:

Para quem interessar, a autora escreveu uma forma alternativa de como Koko e Jon se conheceram, confiram aqui:  http://jenwang.net/art/comics/koko/index.html

Acessem também o website da autora: http://jenwang.net/

Faça um pequeno tour pelo estúdio de Jen Wang através do site da MTV: http://www.mtv.com/photos/jen-wang-studio-tour/1648520/5230642/photo.jhtml#5230642


Por Lucas Emanuel

#Compartilhar: Facebook Twitter Google+ Linkedin Technorati Digg

0 comentários:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial