Extraordinário - Não julgue um livro menino pela capa cara

Comentarios

FICHA TÉCNICA:

- Título Original: Wonder
- ISBN: 978-85-8057-301-5
- Autor: R.J. Palacio
- Tradução: Rachel Agavino
- Número de Páginas: 320 páginas.
- Publicação: Editora Intrínseca.
- Ano: 2013.


Às vezes um livro te acalma, outras te deixam com raiva.  A história pode ainda causar ansiedade, angústia, trazer aos olhos lágrimas de tristeza ou felicidade. Um bom livro pode fazer tudo isso de uma vez só! É assim que você se sente ao ler “Extraordinário”.

Escrito por Raquel Jaramillo Palacio, a história gira em torno de August (Auggie), um garoto muito especial que nasceu com uma deformidade na face.  A obra foi concebida, segundo a autora, após uma experiência real. Seu filho teria visto, em uma sorveteria, uma criança com o rosto deformado. Assustado o garoto chorou, criando um clima de constrangimento que com certeza afetou o menino que possuia a deformidade. Palacio, então, escreveu “Wonder” (Extraordinário), como uma maneira de ensinar aos seus filhos (e a quem viesse a ler o livro) que não se deve notar apenas a aparência de uma pessoa, mas também o seu caráter.
Auggie

O enredo se inicia quando os pais de Auggie, por insistência do mesmo, decidem colocá-lo em uma escola para “garotos normais”. Até então o menino tinha estudado em casa, pois era, constantemente, submetido a cirurgias com intuito de melhorar sua respiração, corrigir problemas cardíacos e diminuir sua deformidade. Além do que, August se sentia envergonhado com o modo como as pessoas olhavam para o seu rosto, da maneira como andava e mesmo de como comia. Apesar de ser tratado da melhor maneira por pais, parentes e amigos, Auggie tinha receio de encarar estranhos, preferindo esconder o seu rosto atrás de máscaras ou mesmo de um curioso capacete de astronauta.

O principal desafio de August na nova escola é ser aceito e tratado como igual. Parte dessa dificuldade é imposta por Julian, principal antagonista da história, que o ridiculariza com apelidos e brincadeiras constantes. Contudo, o protagonista encontra apoio, não só entre as crianças, mas nos adultos, como o diretor Buzanfa e o professor Browne. Este último, em especial, é o principal responsável por moldar o pensamento dos alunos com seus preceitos diários que ensinam perseverança e solidariedade.
Personagens

Acompanhamos o decorrer dos fatos a partir do ponto de vista de vários observadores: August, sua irmã Olívia (Via) e os amigos Jack, Summer e Miranda. Até Justin, o namorado de Olívia, faz o seu relato. Tal divisão torna a história mais profunda e nos ajuda a entender o que acontece na cabeça do protagonista e no ambiente ao seu redor.

August vai, aos poucos, vencendo o preconceito e conquistando os seus colegas de classe. Isso mostra que sua personalidade, força e perseverança o faz se destacar muito mais do que seu rosto e, por isso, ele nunca poderia passar despercebido em lugar nenhum.

“Extraordinário” é um livro que mexe com os preconceitos e os medos de cada um. Escrito em uma linguagem acessível ao mundo infantil, a obra, ainda assim, consegue tocar o coração dos leitores de todas as idades.

A AUTORA:
R.J. Palacio


Raquel Jaramillo (Palacio) já atuava no mercado como diretora de arte e designer, tendo produzido a capa (“jackets”) de diversas obras. “Extraordinário” é seu romance de estreia como escritora.  Vive em New York com o marido e seus filhos.


365 Days Of Wonder
EXTRAS:

A Intrínseca está com um projeto para trazer o “365 Days of Wonder – Mr.’s Browne Book of Precepts” (365 Dias Extraordinários - Livro de Preceitos do Sr. Browne), sem data definida ainda. Aguardem novidades.


Por Lucas Emanuel


#Compartilhar: Facebook Twitter Google+ Linkedin Technorati Digg

0 comentários:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial