Diário do Diabo - Da Criação aos Tempos Atuais

Comentarios

    FICHA TÉCNICA:

- Título Original: The Devil’s Diary
- ISBN(13): 978-85-6150-128-0
- Autor: Nicholas D. Satan (M.J. Weeks)
- Tradução: Paulo Schmidt.
- Número de Páginas: 160 páginas.
- Publicação: Geração Editorial
- Ano: 2009.

RESENHA:

Capa
No Brasil o Halloween não é uma comemoração oficial, mas desperta o interesse de pessoas de todas as idades. Então, em homenagem a mais este dia das bruxas, o Archivo Literário tem o prazer de falar deste livro “infernal”: o Diário do Diabo.

O título da obra já é o suficiente para causar polêmica. Aqueles que "julgam o livro pela capa" tendem a se exaltar e deduzir que se trata de uma obra satanista. No entanto, o conteúdo da publicação é puramente humorístico, exigindo apenas que o leitor tenha um pouco de maturidade para lidar com determinadas ironias e críticas que o autor cria acerca de elementos históricos, como quando expressa seus sentimentos ao falar dos primórdios da igreja no Império Romano.

O livro foi supostamente escrito por Nicholas D. Satan, o diabo em pessoa, e compilado pelo professor M.J. Weeks. Trata-se de sua jornada "empresarial", desde o dia em que foi expulso da CEO (Consumada e Eterna Onisciência), passando pela fundação de sua própria empresa, a Satancorp, até meados dos anos 2000. De forma muito bem humorada, o Velho Nick (Old Nick, como ainda é chamado em alguns lugares dos EUA) descreve diversos acontecimentos e personalidades que marcaram a humanidade, deixando claro que sempre teve um dedinho seu em cada passo da história da criação.

Os temas abordados são dos mais diversos. Dividido em cinco partes, o Diário do Diabo fala da criação do mundo, da formação do cristianismo, da peste negra, das revoluções industrial e francesa e muitos outros momentos marcantes. Como dito anteriormente, Nicholas (Satã) está sempre presente, analisando a situação, dando sua opinião e procurando a melhor estratégia para ganhar mais almas e ultrapassar o "Deusão", que sempre frustra os seus mais elaborados planos.

E aí? Vão encarar?
Mais interessante que seu humor ácido é a crítica aberta que o autor faz à corrupção e ganância dos seres humanos que estão sempre buscando uma maneira mais fácil de se sobressair, mesmo que em detrimento da miséria e do pesar dos outros. Nicholas D. Satan, por vezes, afirma que os homens fazem o seu trabalho melhor do que ele ou que seus demônios.

Publicado no Brasil pela editora Geração Editorial, o Diário do Diabo encontra-se fora de estoque, só podendo ser encontrado em lojas especializadas (sebos físicos e virtuais).

Por Lucas Emanuel

#Compartilhar: Facebook Twitter Google+ Linkedin Technorati Digg

0 comentários:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial