Deuses de Dois Mundos - A Trilogia Épica dos Orixás (Parte I)

Comentarios

FICHA TÉCNICA:

- Título: Deuses de Dois Mundos - Livro do Silêncio
- ISBN: 978-85-6468-447-8
- Autor: PJ Pereira
- Número de Páginas: 264 páginas.
- Publicação: Da Boa Prosa
- Ano: 2013

RESENHA:

O Livro do Silêncio
Indo de encontro à violência e a intolerância exacerbada contra os cultos de matriz africana, o publicitário carioca PJ Pereira escreve a trilogia “Deuses de Dois Mundos”, que tem como pano de fundo o universo cultural dos iorubás.

Publicado pela editora “Da Boa Prosa”, O Livro do Silêncio (2013) é o primeiro volume da série, seguido pelo Livro da Traição (2014) e o Livro da Morte (2015). A trilogia navega desde o cotidiano de um jornalista em São Paulo e as aventuras de deuses e guerreiros de uma África ancestral.


Essa alternância no ambiente permite uma narrativa mais rápida e menos cansativa. Intercalando os acontecimentos o autor permite que o leitor perceba as duas partes da história se encaixarem e passarem a fazer sentido. O mundo real e o mundo fantástico colidem, criando uma realidade onde o incomum se torna banal.

Aproveitando-se das diversas figuras que fazem parte da mitologia candomblecista, o autor cria uma trama onde passado e futuro se mesclam. Nela os heróis ancestrais precisam do auxílio do mundo contemporâneo para que possam manter o equilíbrio do universo, ameaçado pela sombra do caos.

PJ Pereira
É nesse contexto que nos é apresentado Newton Fernandes. Jornalista empedernido e arrogante, ele terá seu mundo virado de cabeça para baixo diante dos desafios que lhe serão propostos. A angústia provocada pela dúvida de Newton o leva a entrar em contato com um personagem envolto em mistério, Laroiê. Será da troca de e-mails entre eles que os dias atuais serão descritos.

Em contrapartida, os tempos ancestrais são contados por um narrador onipresente e onisciente. Ali acompanhamos a busca de Orunmilá, um velho babalaô, sacerdote e adivinho da cultura iorubá, por seis guerreiros que lhe auxiliem a cumprir uma missão que ajudará a salvar o Orum, o mundo espiritual. Para isso precisarão derrotar inimigas tão antigas e poderosas que rivalizam em poder até mesmo com os orixás, as Ia Mi Oxoronga.


Os guerreiros encontrados por Orunmilá são Ogum, Oxum, Iasã, Oxóssi, Xangô e Exu. Quem conhece um pouco do candomblé logo percebe que esses são os orixás adorados nos dias atuais e que esta é uma aventura do tempo em que ainda eram homens e mulheres mortais. Mesmo o adivinho representa o orixá do destino e da sabedoria. Sua missão não é só salvar o próprio mundo, mas o mundo do qual virão a fazer parte como guias espirituais.

Somente quando esses dois mundos se encontram que o equilíbrio pode ser restaurado, fazendo jus ao nome da trilogia. Seriam “Deuses dos Dois Mundos” por representarem dois povos ao mesmo tempo, brasileiros e iorubás, ou por figurarem no passado e no futuro simultaneamente? 

O Livro do Silêncio apenas começa a responder essa e outras tantas questões. Por ser um livro introdutório apenas apresenta ao leitor os personagens, dando pouco espaço para que estes evoluam e pouca visibilidade à história de cada um, as quais devem ser mais exploradas nos próximos volumes. 

No entanto não há como ficar em silêncio diante de uma obra tão envolvente, nem mesmo esperar para ler os livros seguintes que já me olham da estante com medo de serem devorados...

... E serão!  
A Trilogia Épica dos Orixás

Por Lucas Emanuel



#Compartilhar: Facebook Twitter Google+ Linkedin Technorati Digg

0 comentários:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial