Cavaleiros do Zodíaco - A Lenda do Santuário

Comentarios

FICHA TÉCNICA:

- Título Original: 聖闘士星矢 Legend of Sanctuary.
- Roteiro: Tomohiro Suzuki.
- Direção: Keiichi Sato.
- Estúdio: Toei Animation.
- Distribuição no Brasil: Diamond Films.
- Duração: 93 minutos.
- Ano: 2014.

Atenção: 

1. A resenha a seguir contém informações sobre o roteiro do filme "Cavaleiros do Zodíaco: A Lenda do Santuário", tais como: descrição de trechos do filme, dos personagens e das mudanças em relação a série animada e do mangá.

2. Alguns nomes de personagens e golpes podem confundir o leitor, por isso colocarei links de informação para cada um.

Poster Nacional
Tida como uma das animações mais esperadas do ano, “Cavaleiros do Zodíaco: A Lenda do Santuário” chegou aos cinemas brasileiros na última quinta-feira, dia 11 de setembro.  A estreia nacional acontece com quase três meses de atraso em relação à das terras japonesas, que ocorreu em 21 de Junho deste ano.

Produzida em homenagem aos quarenta anos de carreira de Masami Kurumada, criador e roteirista da franquia Cavaleiros do Zodíaco, já e considerada uma das produções mais caras da Toei Animation, com o custo estimado em cem milhões de dólares. No Brasil, o filme é distribuído pela Diamond Films e conta com participação da maioria dos dubladores da série original. O roteiro não foi escrito por Kurumada, mas por Tomohiro Suzuki e a direção ficou por conta de Keiichi Sato (Karas).

O objetivo do novo roteirista é recontar, a sua maneira, a história dos cavaleiros de Atena. Por isso os fãs da série original devem chegar às salas de cinema com a mente aberta e preparada para mudanças drásticas no enredo e no formato da série.  A aparência dos personagens é um desses casos. Com os traços originais modificados, alguns cavaleiros podem se tornar irreconhecíveis, no entanto, a personalidade de cada um foi preservada, o que pode tornar o público mais tolerante as alterações que se seguem.

Como a história é recontada, partindo da estaca zero, muitos acontecimentos ocorrem de forma diferente aos da série animada e em um ritmo muito acelerado. Este é, inclusive, o maior defeito da animação. A velocidade com que os cavaleiros surgem e as batalhas se desenvolvem torna a história superficial e cheia de "furos", que só serão preenchidos com uma eventual continuação.

Aiolos de Sagitário
O filme começa com a tentativa de Aiolos (cavaleiro de ouro de Sagitário) de fugir do santuário, carregando consigo uma criança, a qual acredita ser a reencarnação da deusa Atena. Em seu encalço estão Shaka e Shura, cavaleiros de ouro de Virgem e Capricórnio, respectivamente. Abatido dos céus, Sagitário e o bebê caem em uma caverna, onde são encontrados por Mitsumasa Kido. Usando suas últimas forças, o guerreiro lhe pede que proteja Atena e um dia revele a ela sua verdadeira natureza.

O excêntrico milionário cumpre com a sua promessa. Além de tomar a deusa como sua neta, envia jovens a diversas partes do mundo com a missão de se tornarem cavaleiros e voltarem para proteger Atena, agora Saori. Contudo, Mitsumasa morre antes de revelar à neta quem ela verdadeiramente é. Tatsumi, o mordomo histérico, fica encarregado dessa missão. Quando está para contar o segredo para a garota, eles são atacados por um guerreiro de prata.

Neste momento surgem os protagonistas, os guerreiros de bronze: Seiya de Pégaso, Shiryu de Dragão, Shun de Andrômeda e Hyoga de Cisne. Eles derrotam facilmente os cavaleiros de prata e levam Saori em segurança para a mansão Kido. Lá, após um curto período de descanso, são atacados por Aiolia, o leão dourado. O cavaleiro de ouro, após sentir o poderoso cosmo de Atena, percebe que ela é a verdadeira deusa e resolve retornar ao santuário, convocando-a a fazer o mesmo.

Hyoga, Seiya, Shun e Shiryu (da esquerda para a direita)
Os cinco decidem seguir o conselho de Aiolia. Unindo suas “caixas de pandora”, onde suas armaduras ficam guardadas, os guerreiros criam uma escadaria que leva ao santuário na Grécia. No filme, o Santuário da Deusa Atena toma uma dimensão gigantesca, sendo composto por dezenas de montanhas suspensas, construções gregas e romanas.

Cavaleiros de Ouro
Aí começa a Batalha das Doze Casas. No primeiro momento tudo é parecido com a série original. O contato com Mu de Áries e Aldebaran de Touro ocorre exatamente como o descrito por Kurumada em seus mangás.

Somente a partir da terceira casa que as coisas começam a mudar. Esta é a Casa de Câncer, onde a maior decepção de toda o filme aguarda os fãs. Máscara da Morte, o guardião do local, recebe os cavaleiros de bronze com um número musical, com direito a sapateado e um ambiente carnavalesco. Tudo isso antes de tentar transportá-los para a entrada do mundo dos mortos com sua técnica, Ondas do Inferno (Sekishiki Meikai Ha).  A personalidade do personagem foi completamente alterada de uma forma grosseira e sem cuidado. O guerreiro deixa de ser um sujeito altivo, orgulhoso e arrogante, para se tornar um artista frustrado, covarde e patético. Mesmo sua derrota, para um Shiryu despido de armadura, não consegue compensar a desconstrução de um excelente personagem.

Avançando mais um pouco percebemos mais mudanças no enredo. Como é o caso da batalha contra Aiolia, sem dúvida uma das mais emocionantes. Sem a presença de Cássios para impedir a loucura do leão, cabe a Shaka de Virgem interromper a luta e eliminar o efeito do Satã Imperial. Essa é a única interferência do Homem Mais Próximo de Deus, que tem a sua batalha com Ikki de Fênix (que só se junta aos companheiros no meio da Batalha das Doze Casas) suprimida na produção.

Milo(a)
Outra alteração que, com certeza, chocou os espectadores ocorre com relação ao cavaleiro, ou melhor, amazona de Escorpião. Como previamente divulgado pela equipe da Toei, Milo (ou Mila?) será uma mulher, uma guerreira dourada. Ela e Shura de Capricórnio lutam contra Seiya, Shun e Ikki na casa de Sagitário, testando-lhes a coragem e determinação. A "mudança de sexo' de Milo pegou (e pegará) muitos fãs de surpresa, apesar da divulgação prévia da informação.

Liberto do controle do Grande Mestre, Aiolia, Shaka, Mu e Aldebaran, impedem que Pégaso e Andrômeda sejam mortos, revelando a verdade sobre o senhor do santuário. Ele é, na verdade, Saga de Gêmeos, que deseja roubar os poderes de Atena para moldar o mundo a sua imagem.
Grande Mestre

A batalha final ocorre entre Seiya e Saga, como na série animada, contudo com um toque de ação que só pode ser proporcionado pela computação gráfica. O monstro que o cavaleiro de gêmeos se transforma lembra muito Jenova, a mãe do vilão Sephiroth, de Final Fantasy Adventure Children. Abençoado com a força da armadura de sagitário, Seiya e Atena desferem o golpe final contra o adversário, derrotando-o e restaurando a ordem do santuário.

Saga de Gêmeos
O saldo final do filme contabiliza diversas cenas engraçadas, batalhas de tirar o fôlego e muitas cenas que emocionam. No entanto, não há como esquecer o mal aproveitamento de personagens como Afrodite de Peixes, que praticamente não apareceu no filme, e da má concepção de outros, como Máscara da Morte e Tatsumi. Até mesmo Milo(a) poderia ter sido melhor aproveitada, tendo sua única batalha terminado prematuramente com a interferência de seus companheiro.

Pesando os prós e os contras o filme acaba por ser uma produção aceitável, satisfazendo aqueles fãs que desejavam ver mais uma aventura de seus personagens favoritos.

Extras:

Se você acabou de ler esta resenha e não conhecia nada de cavaleiros, cliquem aqui e visitem a Saint Seiya Wiki, a enciclopédia virtual dos Cavaleiros de Atena.

Visitem também o www.cavzodiaco.com.br , um dos maiores depósitos de conteúdo sobre CDZ do Brasil.
Eleve  Seu Cosmo
Por Lucas Emanuel



#Compartilhar: Facebook Twitter Google+ Linkedin Technorati Digg

0 comentários:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial